domingo, 3 de julho de 2011

Observação do Céu


Dicas para observar o céu noturno

O MEIO MAIS FÁCIL de reconhecer as constelações é descobrir duas ou três estrelas imediatamente reconhecíveis e usá-las para encontrar os demais grupamentos de estrelas do céu. As Três Marias são um bom começo. Esse famoso asterismo celeste forma a cintura do gigante caçador Órion, bem visível nas noites de verão do Brasil.

Acompanhe na gravura abaixo. Uma linha através das Três Marias o leva a estrela Aldebaran, em Touro, e de lá para outro famoso asterismo, as Plêiades (também conhecidas como Sete Irmãs). Para o outro lado, você chegará em Sírius, de Cão Maior, a estrela mais brilhante do céu noturno.






Outras retas imaginárias o ajudarão a chegar em outras constelações e reconhecer outras estrelas. Use um planisfério celeste para aprender mais rápido. E não se confunda com os planetas! Eles são astros errantes, ora ficam do lado de uma estrela, ora as abandonam e seguem seu caminho.


Por estarem muito mais perto de nós que as estrelas, os planetas se movem noite após noite por entre o céu estrelado. Para encontrá-los siga estas dicas:
  • Planetas não cintilam como estrelas, a menos que estejam próximos do horizonte ou sejam observados sob uma atmosfera turbulenta/poluída.
  • Planetas seguem o mesmo caminho no céu por onde passaram o Sol e a Lua
    (a eclíptica). Você nunca verá Marte, por exemplo, perto do Cruzeiro do Sul.
  • Planetas são objetos extensos quando vistos numa luneta com magnificação de pelo menos 40 vezes (as estrelas sempre aparecem como pontos). Com uma luneta você distinguirá as fases de Vênus, o disco avermelhado de Marte, o sistema de satélites de Júpiter e os anéis de Saturno.
  • Imprima e use mapas celestes on line, como os fornecidos aqui. Eles fornecem a posição atual dos planetas no céu. Assim você não corre o risco de confundí-los com estrelas, especialmente se ainda não adquiriu experiência.
  • Não esqueça os planisférios celestes (como os que você pode baixar gratuitamente aqui). Ao contrário das cartas on line, eles não fornecem a localização de um planeta, mas lhe ajudarão muito para que você se familiarize cada vez mais com o céu noturno.
OS PLANETAS EM JULHO DE 2011
 astroevento
MercúrioVisível ao anoitecer na direção do pôr do Sol. Atinge a máxima elongação oriental no dia 20 (26,8º Leste). Passa próximo de Regulus (Alfa de Leão) no dia 26.
VênusVisível ao fim da madrugada, cada dia mais próximo ao Sol. Desaparece na última semana do mês.
MarteVisível em Touro, pouco antes do nascer do Sol. Dia 5 passa perto de Aldebaran (Alfa de Touro) e dia 27 fica à direita e abaixo da Lua.
JúpiterVisível em Áries, durante toda a madrugada.
SaturnoVisível em Virgem na primeira metade da noite (após o anoitecer já surge alto no céu).



Escolhendo o lugar
SEMPRE QUE VOCÊ FOR OBSERVAR O FIRMAMENTO, especialmente quando em busca de objetos de céu profundo como galáxias e nebulosas, é preferível deslocar-se para locais afastados, longe das luzes da cidade. Visite um local apropriado durante o dia e confira as condições de segurança e mobilidade, para que à noite você saiba o quanto pode se deslocar em volta do seu telescópio.


Você será capaz de enxergar mais estrelas quando seus olhos se adaptarem à escuridão, normalmente após uns vinte minutos sem luz artificial por perto. Ao consultar mapas e acessórios use uma pequena lanterna com o refletor encoberto com papel celofane vermelho.


Finalmente, apesar da Lua ser um dos astros mais fascinantes para observação astronômica, a luz do luar dificulta a visibilidade dos objetos mais débeis. Por isso, se o seu objetivo não é a própria Lua, procure observar nas noites sem luar.

Usando um mapa do céu
MUITOS DOS MILHARES DE PONTINHOS DE LUZ que vemos a noite no céu têm nome, classificam-se dentro de grupos maiores e todos seguem uma harmoniosa ordem universal. A descoberta do céu noturno é acessível a qualquer um de nós – e sempre vem acompanhada da mais pura satisfação.





 • Bananal/SP
  LLatitude: -22° 41’ 01’’
  Longitude: -44° 19’ 24’’
  Altitude: 454 metros

 Satélites (resultados do Heaves-above)
 Iridium Flares:  Próximas 24 horas | Próximos 7 dias
 10 dias de previsões para: ISS | Genesis-1 | Envisat | Hubble | NanoSail-D 
 Satélites de rádio amadores: Todas as passagens

 Mapas do Céu
 Mapa do céu 1 (Fourmilab)
 Mapa do céu 2 | Sol | Lua (Heavens above)
 Mapa do céu 3 (Neave Planetarium)

 Sistema Solar (ON):
 Ascensão Reta, Declinação, Nascer e o Ocaso
 Sol | Lua | Mercúrio | Vênus | Marte | Júpiter | Saturno

 Contagem do tempo (Heavens above)
 Hora local, Greenwich, hora sideral, dia Juliano etc

 Meteorologia
 Previsão do tempo (INPE)
 Previsão para observações (Astroweather Panel)
 Imagem de satélite (Neave Planetarium)

 Campo magnético (NOAA)








Planisférios



O PLANISFÉRIO CELESTE é o jeito mais prático de reconhecer as constelações. Afinal, os mapas celestes obtidos com os recursos acima tem uma desvantagem óbvia: eles são gerados para uma certa data e hora. Isso é ótimo para localizar um planeta ou outro astro errante, como os cometas. Mas só serve numa noite, num certo horário.


Se você quer ter a liberdade de pesquisar o céu em qualquer noite do ano e na hora que lhe for mais conveniente, o planisfério é a solução. Ele é uma esfera celeste planificada que deixa à mostra apenas a parte do céu visível ao longo do ano em uma determinada região da Terra.


Uma carta celeste comum também não consegue mostrar todas essas combinações ao mesmo tempo. Seria preciso ter várias a mão. Mas um planisfério celeste combina em um único dispositivo todas essas cartas – e de uma forma muito simples de montar e prática para usar e transportar.


A seguir, vínculos para algumas páginas que fornecem planisférios celestes gratuitos. Baixe, imprima, monte e observe! As instruções estão incluídas.

http://nio.astronomy.cz/om/




Medidas angulares

EM ASTRONOMIA DE POSIÇÃO, A MEDIDA DE DISTÂNCIA É O GRAU. É fácil de perceber o motivo. Toda a abóbada celeste (de um horizonte ao outro) abrange 180 graus. Do horizonte ao zênite temos a metade, 90º. É útil saber distâncias angulares ainda menores.

De sorte que para a maioria das pessoas a relação entre o largura da mão e o comprimento do braço é um valor constante. Assim, com o braço estendido, um adulto pode obter uma estimativa de valores angulares usando partes de sua mão como mostra a gravura abaixo.

Ao fecharmos a mão, o punho cobre um ângulo de cerca de 10º. Da mesma forma, com a mão aberta na direção do céu, a largura do dedo mínimo (ou a ponta do indicador ou ainda 1cm de uma régua) cobre um ângulo de 1º. Vários segmentos do dedo indicador também podem fornecer estimativas angulares muito úteis no reconhecimento
do céu. Mas é importante manter o braço estendido ao efetuar essas medidas.






Então Criançada
Aproveitem o céu de julho !!
Ele está lindo e bem limpinho
( sem nuvens)
Estas informações (e muito mais!!) encontram-se em:

Costa, J.R.V. Observação do céu. Astronomia no Zênite, out 2006. Disponível em: 

Visite-o!
                                 Profª Idalina


Nenhum comentário:

Postar um comentário